7 dicas para transmitir credibilidade e conquistar a confiança do cliente

Você já parou para refletir nos motivos que ajudam a transmitir credibilidade e conquistar a confiança do cliente?.  Amy Cuddy, especialista no estudo de primeiras impressões, diz que quando conhecemos algo ou alguém, surgem 2 perguntas na nossa mente:  Posso confiar?  = a confiança  Posso respeitar? = a competência  Amy diz que só após a confiança ter sido estabelecida, é que a competência passa a ser valorizada.  Neste artigo vamos falar de dicas práticas e ações concretas para você transmitir credibilidade e conquistar a confiança dos clientes.

1. Apresentação de vendas

Na sua apresentação (material gráfico, PDF, website, e-mail, etc.) incorpore depoimentos reais, de clientes que respiram as suas soluções.  Imagens falam mais alto que palavras. Para ser mais específico, logotipos falam mais alto que palavras— simplesmente ter os logotipos de seus clientes mais conhecidos em algum lugar é uma maneira rápida e fácil de mostrar que a sua empresa é confiável.  Maior não é sempre melhor. Você pode ficar tentado a fazer referência de seus clientes mais conhecidos na seção de depoimento, mas não se esqueça do poder de seus clientes menores. Ter alguns nomes e logotipos reconhecíveis é fantástico, mas caso tenha um cliente incrível que vive e respira o seu produto, não deixe-o de fora só porque ninguém nunca ouviu falar da “Loja da Dona Maria” Em vez disso, olhe para os clientes que são apaixonados por sua solução e que possuem uma história convincente de como o seu produto ou serviço o tem ajudado.

2. Tenha uma Logo Profissional

75,3% dos consumidores concordam que a marca influência nas decisões de compra. É importante estar alinhado ao mercado e mais importante ainda é estar alinhado ao seu público. Cada ponto de contato com a marca deve transmitir uma mensagem que a faça ser notada de uma forma única, de modo que possa atrair o consumidor para sua marca e que as pessoas façam uma associação positiva de um determinado produto com uma determinada marca, persuadindo sua escolha e reforçando o valor e a satisfação que esse consumidor terá ao adquiri-lo. Veja as dicas para criar uma marca impactante.

3. Crie um Site Poderoso para dispositivos móveis

O comportamento de um consumidor potencial é de avaliar o produto/serviço da sua empresa, a primeira reação é visitar o seu website. Uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International apontou que 92% dos usuários pesquisam sobre produtos ou serviços em sites antes de comprar.  Estas buscas e visitas são feitas usando celulares e tablet como diz a pesquisa publicada pelo Google. A partir de 5 de maio 2015, no Google, as buscas em aparelhos mobile ultrapassaram oficialmente as dos desktop. Assim, quando as pessoas procuram online pelo seu negócio é grande a chance de estarem usando um celular ou tablet. Um site otimizado para visualização em dispositivo mobile vai atrair instantaneamente o olhar do seu visitante e aumentar seu ranking no Google. Clique aqui e conheça as dicas para criar um website que gere resultados.

4. Atualize sempre seu site para conquistar uma posição de autoridade no mercado

Uma das melhores formas de atrair visitantes é publicando conteúdo relevante sobre o seu negócio. Esses conteúdos podem ser novidades, informações e notícias, com foco nos problemas do cliente potencial e sobre as vantagens e benefícios que o seu produto ou serviço oferece.  A cada nova publicação você está conquistando uma posição de autoridade e torna-se referência no mercado, esse posicionamento faz que os clientes potenciais o enxergam como especialista na sua área de atuação além de mostrar que você está conectado,

5. Crie um e-mail profissional

O e-mail é uma das principais ferramentas de comunicação tanto interna quanto externa. Segundo pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC), ligado a coordenação de registros de sites no Brasil, 98% das empresas com até 10 funcionários tem o e-mail como sua principal forma de comunicação interna e externa.  Algumas vantagens de ter um e-mail corporativo:  .  Credibilidade: E-mails corporativos @suaempresa.com.br transmitem mais credibilidade para fazer negócios, pois têm esse ar de profissionalismo. .  Organização: Você pode criar e-mails para cada setor da sua empresa, por exemplo suporte@suaempresa.com.br, compras@suaempresa.com.br, cada setor ou pessoa da sua empresa pode ter sua própria conta, para responder e encaminhar melhor as demandas, diminuindo o retrabalho em alguns setores. .  Segurança: contas de e-mail próprias contam com filtros anti-SPAM e diversos tipos de proteção contra mensagens indesejadas. .  Promover seu negócio: com uma conta de e-mail própria, você pode começar a usar serviços de marketing, para ajudar a divulgar sua empresa através de ferramentas como e-mail marketing e redes sociais. Seja encontrado mais facilmente. .  Não esqueça de criar uma assinatura, para promover a sua empresa, no final do e-mail (rodapé) coloque o seu nome, seu cargo, número de telefone e sua marca com link para o seu site, é uma excelente técnica para promover seus serviços ou produtos.

6. Tire proveito e desenvolva sua presença nas redes sociais

As empresas reconhecem o poder das redes sociais, mas ainda não sabem a melhor maneira de integrá-las ao seu negócio. Clique aqui e conheça as dicas para saber em qual rede social a sua empresa deve estar presente.  A elaboração de um plano de marketing digital proporciona à sua empresa o alinhamento de estratégias e esforços para atingir os objetivos propostos.  Quais os primeiros passos para desenvolver um Plano de marketing digital? Defina o seu público-alvo, qual a base de clientes atuais da sua empresa, quais as características sociais, identifique um diferencial do seu produto/serviço, analise os concorrentes, quais as necessidades do seu público.  Traçar o perfil da sua persona. As personas são uma representação dos potenciais clientes. Identifique de maneira objetivo as necessidades, os objetivos, comportamento de consumo, comportamento de compra e características especificas que o seu segmento apresenta.  Quais as características demográficas? Quantos anos tem a sua persona? Qual é o sexo? Elas são casadas? Tem filhos? Qual o bairro que elas moram?  Quais os problemas e dificuldades que as personas estão passando? Estas respostas servirão como norte para desenvolver as estratégias de vendas dos produtos e serviços e para criar conteúdo relevante.  Quais as metas e objetivos da sua persona? Identifique quais os objetivos (profissional, familiar) que sua persona tem? O que deseja atingir? Criar estratégias (produtos e serviços) que ajudem uma persona nessa busca pode ser um fator que influencia a decisão de escolha e compra dos seus produtos e serviços.  Quais as experiências que estão procurando quando compram produtos e serviços? Como buscam por informações? Quais os fatores que influenciam para que sua persona não compre ou contrate seu serviço? Crie um planejamento de conteúdo relevante.  Desenvolva a sua presença digital: defina quais as redes que serão usadas, cada rede social tem características, comportamentos e públicos diferentes, identifique quais os melhores dias e horários para publicar, baseado nestas informações estabeleça um cronograma de publicações.  E-mail marketing com inteligência: envios de e-mail marketing para a sua base de clientes, potencializa os resultados.

7. Imprima Cartões de Visita

O cartão de visita cria uma solida primeira impressão, quando bem elaborado. Utilize códigos QR em seus cartões para serem digitalizados por um smartphone para direcionar os clientes para o site da empresa ou página de mídia social.  A importância de ter um cartão de visitas: . Seus dados sempre a mão para facilitar a prospecção de clientes. . O seu cartão de visitas é uma ferramenta para reforçar, lembrar e influenciar os possíveis prospects, você teve a oportunidade de apresentar pessoalmente os seus diferenciais para o prospoects e deixou o seu cartão de visitas, para reforçar o que você falou, para lembrar e para influenciar. . Um cartão bem elaborado transmite o nível de qualidade e profissionalismo da sua empresa. . O seu cartão de visitas um aliado para transformar conversas e encontros inesperados com possíveis prospects em grandes oportunidades de negócios. . Todo ponto de contato com a sua marca deve transmitir uma mensagem positiva, o seu cartão de visita vai transmitir de maneira clara o posicionamento da sua empresa se ele for criado corretamente. . Identifique um diferencial para o seu segmento e abuse na criatividade, cartões de visita criativos podem fazer a diferença na hora de fechar um negócio.  Participar de worshops, encontros, conferencias e eventos de networking são muito importantes para você se apresentar pessoalmente para parceiros e clientes potenciais, é nesta hora que o seu cartão de visitas é uma ferramenta para reforçar, lembrar e transmitir profissionalismo.


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