Você quer ser encontrado por mais pacientes?

Hoje vamos falar de 2 elementos que são capazes de captar, reter e fidelizar pacientes com maior facilidade.

1° Elemento: O Relacionamento com o Paciente

O objetivo do marketing de relacionamento é criar aproximação com os pacientes.
A empresa com foco no paciente, que prioriza o relacionamento, é capaz de captar, reter e fidelizar pacientes com maior facilidade, proporcionando a eles experiências positivas com seus serviços, evitando o desejo de conhecer a concorrência.

Abaixo falamos de 3 estratégias que usadas no momento certo com as ferramentas adequadas podem proporcionar resultados imediatos.

. Pré-atendimento – Pacientes novos não conhecem o médico, a clínica ou consultório, não existe uma conexão, o relacionamento não tem comprometimento, comprometimento significa sentir-se vinculado a algo e ter o desejo de realizar. Os pacientes novos são os que faltam mais aos compromissos com o médico. Este paciente deve ser trabalhado de uma forma diferente. A equipe de atendimento deve solicitar os dados de contato básicos incluídos o e-mail e confirmar, porque inicialmente esta será o meio de comunicação utilizado. Após o agendamento enviar um e-mail em até 24 hrs, apresentando a clínica ou consultório, com conteúdo objetivo destacando a qualificação técnica do profissional, os serviços oferecidos, as regras e dados de contato. Podem ser enviados alguns artigos relacionados com a especialidade do profissional. Com esta ação estamos desenvolvendo uma conexão inicial com este paciente.

. Lembrete da consulta – Além de realizar uma ligação, enviar um e-mail ou um whatsApp para que os seus pacientes sejam avisados na véspera da consulta marcada, você pode criar um relacionamento forte com seus pacientes.
Faça uma lista dos serviços e tratamentos oferecidos e crie conteúdo objetivo com a seguinte estrutura, defina o problema, a causa, a solução ou tratamento e oferta, ou seja, a sua qualificação técnica, insira o seu curriculum (resumido), envie este material 3 dias antes da consulta marcada, essa estratégia cria um forte relacionamento.

. Pós-consulta – Se preocupar em fidelizar pacientes é importante, porque o boca a boca na era da internet tem um poder de disseminação muito maior do que o de antigamente. Por exemplo, você pode enviar um e-mail agradecendo a visita e solicitando uma avaliação do atendimento. No mesmo e-mail pode inserir os serviços, tratamentos e procedimentos que são realizados na sua clínica ou consultório. Não se esqueça que esse paciente atendido tem uma rede de contatos (família, amigos, etc.)

2° Elemento: Presença digital.
Crie um site poderoso para dispositivos móveis.

O comportamento de um consumidor potencial é de avaliar o produto/serviço da sua clínica, a primeira reação é visitar o seu website.
Cerca de 86% dos brasileiros com acesso à internet utilizam a rede para buscar orientações sobre saúde, remédios e suas condições médicas. Esta foi a constatação de pesquisa realizada pela Bupa Health Pulse.
Estas buscas e visitas são feitas usando celulares e tablet como diz a pesquisa publicada pelo Google. A partir de 5 de maio 2015, no Google, as buscas em aparelhos mobile ultrapassaram oficialmente as dos desktop. Assim, quando as pessoas procuram online pelo seu negócio é grande a chance de estarem usando um celular ou tablet. Um site otimizado para visualização em dispositivo mobile vai atrair instantaneamente o olhar do seu visitante e aumentar seu ranking no Google.
Para encontrar um médico a internet é a ferramenta mais usada seguida da indicação. Existem elementos que são considerados pelos pacientes para avaliar os profissionais:

86% das pessoas iniciam a busca pela internet, mais o que eles buscam:
.   Curriculum do médico
.   Descrição dos serviços e tratamentos realizados
.   Depoimentos e avaliações de outros pacientes
.   Acesso geográfico, o escolhido não necessariamente é o mais próximo da residência ou trabalho.

É neste momento que você deve identificar e analisar, todos os pontos de contato de possível interação do paciente com a sua marca (website, blog, redes sociais, atendimento pessoal, contato telefônico, etc.) e se estes pontos estão transmitindo a mensagem que deseja transmitir para seu público.


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